ROTEIRO CÍVICO E PEDAGÓGICO

TURISMO CÍVICO E PEDAGÓGICO

A história da Capital é cheia de aventuras. Sua transferência para o centro do Brasil atraiu milhares de brasileiros vindos de todos os cantos para concretizar o sonho de uma nação. Do sonho ao concreto, a construção de Brasília mostrou para o mundo a força de um Brasil que decidiu ser grande. Percorrer essa memória e os espaços ícones da Capital é resgatar o pertencimento e o orgulho de nós brasileiros.

De Cidade Capital à Cidade Patrimônio, o roteiro de Turismo Cívico Pedagógico em Brasília utiliza como fio condutor os conteúdos interdisciplinares em torno de Brasília e a sua importância nos cenários econômico, social, político e histórico-cultural do país.

O roteiro está fundamentado em três temas: a transferência da Capital do Brasil e a sua construção no centro do país; a Capital Federal enquanto símbolo nacional da República Federativa do Brasil; e a cidade planejada, considerada obra prima do gênio criativo humano e Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.

O roteiro tem duração de três dias e é orientado à estudantes de todas as escolas do Brasil. As atividades são conduzidas de forma participativa, lúdica e dinâmica, por guias de turismo especializados, e contam com o apoio pedagógico dos professores que acompanham as turmas.

SEXTA-FEIRA

08 hs               Embarque na porta da escola

09 HS              Museu Vivo da Memória Candanga

Conhecer o maior conjunto arquitetônico remanescente da época da construção da Capital, que foi sede do Hospital JK (o primeiro da cidade) e que abriga a exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto” com a memória dos “Candangos” que construíram Brasília.

10h30                   Museu do Catetinho

Conhecer a primeira residência presidencial, o Palácio do Catetinho, que serviu de base para o presidente Juscelino Kubitschek acompanhar as obras da Nova Capital.

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. O projeto museográfico procura retomar as referências de época, preservando-se alguns objetos e o mobiliário original. Imagens fotográficas, bem como outros objetos, complementam as ambientações com o objetivo de propiciar ao público um testemunho vivo da grande aventura que foi a construção de Brasília.

12h                        Almoço

15h                        Congresso Nacional

Conhecer as instâncias do Poder Legislativo: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Inclui visita aos plenários com a proposta de conhecer os trâmites de um Projeto de Lei e a participação do cidadão (possibilidade de audiência com senador e/ou deputado).

16h30                   Memorial JK

Conhecer o museu que guarda os registros e relatos da vida do presidente Juscelino Kubitschek, responsável por cumprir a Constituição com a transferência da Capital e sua construção em menos de 4 anos.

Na saída, a depender do horário, a visita se estende à Praça do Cruzeiro (em frente ao Memorial) onde ocorreu a primeira missa de Brasília e um dos mirantes mais bonitos para assistir o pôr do sol.

19h                        Jantar

SÁBADO

09 hs               Catedral

Conhecer a primeira maravilha de Brasília, obra prima de Oscar Niemeyer e seu rico acervo artístico: os vitrais de Marianne Peretti, os anjos e os evangelistas, de Alfredo Ceschiatti e Dante, dentre outros.

10h30                   Complexo Cultural da República

Conhecer uma das últimas obras de Oscar Niemeyer para Brasília, que abriga a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República.

Inclui entrada no Museu Nacional para conhecer o espaço expositivo.

12h                        Almoço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14h                        Quadra Modelo

Conhecer o conceito Superquadra planejado por Lucio Costa para a residência da população. Localizadas nas Asas de Brasília, vamos visitar Quadra Modelo 308 Sul, que compreende um conjunto de blocos residenciais, com comércio local e equipamentos públicos para a convivência dos moradores. Circuito a pé pelos jardins de Burle Marx, a Igrejinha de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão, as Escolas Públicas idealizadas por Anísio Teixeira, a Biblioteca Demonstrativa, o Espaço Cultural Renato Russo e a primeira banca de revistas.

16h30                   TST  – Tribunal Superior do Trabalho

Conhecer os bastidores de um órgão de instância superior do Poder Judiciário (considerando que o STF não abre aos sábados). O Tribunal Superior do Trabalho possibilita conhecer o funcionamento da justiça do trabalho em visita guiada pelo programa TST de Portas Abertas.

17h30                   Ponte JK

Percurso pela monumental Ponte JK para conhecer a história do lago Paranoá e a vista no pôr do sol, em um dos mais belos cartões postais de Brasília.

19hs                      Jantar

DOMINGO

09hs                      Praça dos Três Poderes

Conhecer a praça cívica mais importante do país, localizada entre os três poderes da República, seus marcos e espaços de memória: Museu da Cidade, Panteão da Pátria e Espaço Lucio Costa.

No primeiro domingo do mês a visita à Praça inclui a participação no evento cívico-cultural da Troca da Bandeira (a maior do mundo).

11h30                   Palácio do Planalto

Visita guiada à instância do poder executivo aberta ao público aos domingos. Inclui visita ao gabinete do Presidente do Brasil.

12h30                   Almoço